sábado, setembro 25, 2004

Comparativo Virgílio Loureiro
(Prova intensiva, a propósito do 8º aniversário das Coisas do Arco do Vinho)

Cruz Miranda Colheita Seleccionada 2001
É o raro caso de um varietal de alfrocheiro, produzido no Alentejo. O resultado é óptimo. Aroma muito efusivo, que se expande persistentemente. O travo, recorda a terra fresca, depois das primeiras chuvas de Outuno. A estrutura é harmoniosa e complexa. O final é longo e intenso.

Caves São Domingos Cabernet 2000
Irrepreensível. Denso e complexo. A adstringência arrasta-se pelo final.

Caves São Domingos Touriga Nacional e Baga 2001
DOC Bairrada, que terá que ser decantado e agradecerá um copo largo. Uma vez aberto, é liso e linear, mas rico e consistente.

Granja dos Frades 2003
Branco à antiga, com 13% de teor alcoólico. Denuncia o carvalho onde estagiou, embora por si mesmo já seja vegetal e substancial. Algo acidulado. O seu enólogo não revela as castas que o compõem (são duas, numa relação de 7/3). Aceitam-se apostas. Arinto? É provável. Chardonnay não parece. Alvarinho, dizia o LP.

Caves São Domingos Bical e Maria Gomes 2000 e
Caves São Domingos Bical e Maria Gomes 2002.
Este bi-varietal, à antiga bairradina, recupera a tradição do branco velho. O vinho tem que amadurecer. E, mesmo maduro, deve decantar-se, para que liberte a sua rudeza. Por isso, o 2000 era agradável e o 2002 ainda está agreste. O 2000, após decantação, é nobre e solene, mas deve ser mantido em temperatura baixa, para que o seu delicado verniz não estale. Vantagem para o 2002, na vivacidade.

Sem comentários: