sábado, dezembro 20, 2003

"Vinha Grande 1999" - Delicadíssimo e fino, mas vivo. Aroma mais que cheio. Muito equilibrado e sem qualquer aresta. Para mastigar.

"Francisco Nunes Garcia - Reserva 2000" - O alicante-bouschet está bem presente e marca de forma indelével o perfil deste vinho. Final muito persistente, que arrasta pela boca os taninos e as restantes películas que não ficaram sedimentadas no fundo da garrafa nem no copo.

"Marques de Griñon - Cabernet 1998" - Sabor a terra coberta de erva seca depois da chuva. Cheio. Ocupa cada um dos recantos da boca. Apesar disso, um final curto e algo redondo. Não se dá pelos 14 graus e meio...

"Marques de Griñon - Petit Verdot 1999" - Corpo cheiíssimo e prolongado. Parece feito de vegetação. Adstringência total.

"Gran Feudo, Blanco Dulce de Moscatel 2001 - Navarra" - Vinho de sobremesa das Bodegas Julian Chivite. Dir-se-ia estar a beber um moscatel de Favaios. Mas é mais fresco e mais leve. Tem menos teor alcoólico e é excelente para sobremesa.

"Pousada - Porto LBV 1997" - Picante, quente e envolvente. Travo áspero e mastigável de maçãs doces, mas antes de estarem maduras.

"Chaves Branco 2001" - Seco e rude. Dizia o Zé, como as penedias em que foi colhido.

"Marques de Griñon - Rioja 2000" - Nariz cheio de aroma evoluído. Travo ligeiro mas muito vegetal, conferido pelo aragonês.

Sem comentários: