sábado, junho 12, 2004

Quinta do Encontro, 2001 – Um espumante da Bairrada bruto, no tipo, mas muito polido no trato. Equilibrado e delicado. É o espumante da casa na Quinta da Belavista. O chefe Vítor Sobral não brinca em serviço.

Rogenda Branco 2001 – Tem aquilo que mais se espera de um branco de verão: frescura (vem do viosinho). Mas não concede na sofisticação (também tem malvasia fino) e no toque moderno (do chardonnay, claro, e do estágio nas barricas novas de carvalho francês), bem assumido pelos 13,3 grauzitos.

Dolium, Reserva Tinto 2000 – Regional Alentejano, quente e envolvente. Não deixa espaço livre na boca. Depois de bebido, arrasta-se até ao palato com a tranquilidade de uma tarde à sombra de uma azinheira.

Porto Poças Vintage 1996 – É o ano do nascimento do Francisco e a primeira comunhão justificava o desfalque ao pecúlio que ele ainda desconhece. Vinho elegante e sofisticado. Madura consistência, no ponto. Para ser bebido. Quando o Francisco receber o que sobra do resto da caixa, salva-se a data impressa.

Veritas Meritage 2002 – Tinto da Virgínia (o que confirma que há vinhos decentes na costa leste da América do Norte). Este, é adocicado e delicado. Se quente, impregna-se e cola. Frio, os taninos sobressaem e fica mais sério.

Palácio de Bornos, Verdejo, Rueda, 2002 – É vegetal e voluptuoso, algo amanteigado. Deve beber-se só, sem acompanhamento, porque gosta de ser protagonista e não deixa espaços em branco.

Vinha Conchas, Regional Estremadura 2003 – Tinto de estilo moderno, prontinho a beber. Apela a fruta quente que enche a boca, com taninos equilibrados, para a idade. Por 3 € está bem.

Sem comentários: