quarta-feira, agosto 20, 2003

"Quinta da Lixa, Loureiro 2002" - Plagiando, foi você que pediu um vinho verde fresco e leve, próprio para a época, mas ao mesmo tempo de carácter e travo bem definido? Será o caso. Além disso, eu diria que este vinho roubou o aroma à toranja e, tal como ela, é pouco denso e sofisticado. Pelo contrário, é despreocupado e nada pretencioso; por isso, deixa-se beber muito bem. Querem melhor ?

"Torre de Menagem 2001" (Alvarinho / Trajadura), Quintas de Melgaço - Sobre alvarinhos, neste quase fim do verão, está tudo dito. Resta explorar duas perspectivas: qual deles sublinha melhor o carácter da casta (ponto i); qual deles melhor combina a casta com outras, de modo a adoçar o carácter másculo, dando-lhe frescura e delicadeza (ponto ii). Este, está bem. 5% de Trajadura não lhe retiram o sabor da vide nem a personalidade, mas arredondam a aspereza e tornam este vinho mais urbano.

"Porto Krohn LBV, 1998" - Já se sabia que 1998 foi um ano pouco evidente. Este vinho de sobremesa, vai bem com a dita. Mas honestamente, de um LBV espera-se um pouco mais. Apesar disso, é poderoso e intenso. Curiosamente, ganha se for aberto com alguma antecedência. O que vale por dizer que no dia seguinte fica melhor... Talvez por ser novo e ter muitos espíritos para libertar.

Sem comentários: